Tecnologia

Samsung obrigada a pagar 120 milhões de dolares à Apple

By  | 

Foi esta sexta-feira (7) que um tribunal americano deu razão (inesperada) à gigante Apple num processo de disputa de patentes. Em causa estão as patentes associadas à funcionalidade slide-to-unlock e também à correcção automática, assim como a função que permite transformar informação, como por exemplo a morada ou o número de telemóvel, em links que, segundo o tribunal, foram violadas pela Samsung.

Com esta decisão a empresa sul-coreana fica obrigada a pagar um total de 120 milhões de dólares à apple.

Com oito votos a favor e três contra, a Apple ganha uma batalha inesperada à gigante Samsung num caso que envolve a disputa de patentes. Esta decisão acontece poucos dias antes da grande batalha que será travada entre as empresas no Supremo Tribunal.

Esta nova decisão revoga o parecer anterior proferido por três juízes do mesmo tribunal que tinha decidido a favor da Samsung.

Os juízes referiram que Apple tinha direito a mais de 98 milhões de dólares por danos, isto porque a Samsung violou a patente que permite transformar informação em links (ex. número de telefone detectado ser de imediato transformado em link e assim facilitar a sua utilização).

Nas outras duas patentes (slide-to-unlock e também à correcção automática) os argumentos da Samsung não convenceram os juízes que referiram que existiam “provas substanciais” de copia por parte da Samsung. O valor a pagar pela Samsung à rival Apple pela violação destas duas patentes é de US$ 21.

Este caso é apenas uma parte da batalha que envolve a Apple e a Samsung. Na próxima terça-feira (11) de Outubro, o Supremo Tribunal irá avaliar os danos provocados pela Samsung à Apple e decidir o valor que a empresa sul-coreana terá de pagar à Apple.

De relembrar que no início do processo a Apple reivindicou à Samsung o pagamento de 399 milhões de dólares por violação de patentes, um valor que a empresa sul-coreana não quer pagar, alegando que os consumidores saíram beneficiados.

Fonte: Reuters

Comentar via facebook

Comentários

Leave a Reply