Saúde

10 Benefícios do caju para a saúde

By  | 

As frutas são importantes aliados na dieta, pois são versáteis e podem marcar presença não só em sumos, mas principalmente em lanches e naqueles momentos que você sente desejo por um docinho. O caju é uma das frutas favoritas, e seu prestígio também é garantido entre pessoas que sequer sabem para que ele serve, e o poder de suas propriedades. Provando que a fruta não é apenas sabor, os benefícios do caju podem ser melhor desfrutados se você reconhecê-los, por isso, fique por dentro de suas contribuições, garantindo assim uma melhor função nutricional para saúde e boa forma.

Propriedades do caju
Por séculos, o caju é reconhecido como contribuinte para a boa saúde, já que é apontado como funcional para o tratamento de inflamações na garanta e disenteria. Há diversas pesquisas que reconhecem o caju como superior à laranja, já que é rico em vitamina C, Cálcio, Selênio, Fósforo, Ferro, e muito mais. Os benefícios do caju justificam a inserção do alimento no plano alimentar, por isso, se você deseja desfrutar desses efeitos positivos, conheça alguma das contribuições e propriedades dessa fruta.

O sumo de caju é apontado como excelente bebida desportiva, pois os nutrientes contidos nele podem reforçar a queima calórica, pois mantém o corpo nutrido, melhorando o desempenho nas atividades físicas, de modo geral.

Veremos a seguir os principais benefícios do caju para saúde e boa forma:


1- Perda de peso
Evitando prejudicar os seus benefícios, o caju contém poucas calorias, e ainda é uma fruta com baixo percentual de gorduras, e estas são ácidos gordos insaturados, semelhantes à gordura contida no azeite, a qual é tida como funcional para o metabolismo. O caju pode ser uma excelente opção para você comer nas refeições intermediárias e lanches fora de hora. Ele garantirá vitaminas ao seu corpo e não prejudicará com o aumento de medidas. As fibras presentes na fruta também possibilitam o melhor funcionamento da flora intestinal, o que reduz os desconfortos abdominais e inchaços, promovendo a saúde se seu intestino.

2- Efeitos positivos no colesterol
O caju contém gorduras monossaturadas, e estas podem ser conveniente para reduzir os efeitos do colesterol LDL, conhecido como mau. Esse benefício pode melhorar a qualidade de vida, além de reduzir a possibilidade de ocorrência de acidentes vascular cerebrais, ataques cardíacos, auxiliando na saúde de seu coração e funcionamento adequado do sistema cardiovascular.

3- Prevenção de doenças de sangue
O caju contém Cobre, mineral importante para efeito antioxidante. Essa contribuição da fruta pode ser importante para a prevenção de doenças do sangue, pois o Cobre pode apoiar a produção de hemoglobina, favorecendo a saúde do corpo, e reduzindo os impactos causados por radicais livres.

4- Pelo saudável
Os efeitos positivos desse mineral contido no caju também pode se estender à produção de melanina. Importante para a saúde da pele, o Cobre pode favorecer à saúde dos fios de cabelo, pele, e até unha.

5- Ossos e dentes fortes
Os minerais ainda se responsabilizam pela saúde dos dentes, gengiva e ossos. Os benefícios do caju também são garantidos pela porção de Magnésio e Cálcio contida na fruta. Ele é um excelente contribuinte para a saúde dos ossos e dentes. É importante lembra que, com ossos fortes, os treinos terão maior qualidade, você levantará cargas com maior segurança e precisão, o que induzirá à melhor queima calórica, além de reforçar os efeitos esperados para a hipertrofia de músculos. O caju pode ser conveniente para a maior flexibilidade não só dos ossos, mas de forma completa para todas as articulações.

6- Apoiar o sistema imunológico
É importante ter cuidado com a permanência dos nutrientes necessários para a saúde, visando apenas à redução de calorias e melhor comportamento do metabolismo, por isso, o Zinco contido no caju pode apoiar o fortalecimento do sistema imunológico, evitando consequências durante a transição de costumes alimentares.


7- Importante para o sistema nervoso
Controlar a alimentação contribui com a saúde, mas muitas vezes a limitação pode gerar algumas mudanças de humor, as quais podem oferecer consequências não só no bem estar, mas também influenciando negativamente nas atividades e compromissos. De olho no equilíbrio psicológico, a porção de Magnésio contida no caju pode auxiliar sobre neurotransmissores. O mineral apoia a produção de Dopamina, que resulta em efeito relaxante e conveniente, principalmente, para mulheres na fase de TPM.

8- Controle do diabetes
O controle de consumo de açúcar deve ser mantido não só com diabéticos, mas principalmente para evitar esta condição, a qual leva a limitações alimentares e efeitos prejudiciais à saúde de modo geral. Destacando-se de diversas frutas que possuem grande quantidade de açúcar, o caju não é prejudicial ao colesterol, e não fornece riscos para o desenvolvimento de diabetes.

9- Melhora nas atividades sexuais
Após algumas pesquisas, o caju foi apontado como funcional para melhorar a função sexual. O sumo de caju pode melhorar os níveis energéticos, o que promoverá o bom desempenho físico, tanto em homens quanto em mulheres, fortalecendo o sistema cardiovascular, dessa forma, elevando a qualidade das relações sexuais.

10- Ajuda na previne do câncer
O caju é uma das frutas que pode fortalecer o corpo e auxiliar com efeito preventivo contra o Câncer, pois ele é rico em flavonoides, importantes agentes antioxidantes e que oferecem efeitos anti-inflamatórios. Segundo algumas pesquisas, a fruta pode retardar os efeitos e ação de tumores, reduzindo impactos e a possibilidade de ocorrência de Câncer de próstata, mama, e muitos outros.

Via Mundo boa forma

LEIA TAMBÉM:

Comentar via facebook

Comentários

Licenciado em jornalismo pela UEM, gosto de partilhar tudo de bom e útil que encontro pela Internet, meus dias resumem-se em leitura, games e filmes.

Leave a Reply

×